Cooperação ambiental e alimentação sustentável juntam associações para debate

14-10-2018

A cidade de Vila Nova de Famalicão irá receber associações e organizações ambientais de todo o país.

"Desafios da alimentação sustentável e da cooperação ambiental" este é o mote do evento que a Associação Famalicão em Transição e a Campo Aberto - associação de defesa do ambiente apresentarão, no próximo dia 10 de novembro, no Parque da Devesa, na cidade de Vila Nova de Famalicão. Este evento, que visa proporcionar um maior diálogo entre diversas associações e outras organizações, a nível nacional, abordará em debate, temas relacionados com a intervenção ecoambiental, alimentação saudável, agricultura sustentável, soberania alimentar bem como o reforço da cooperação interassociativa a nível ambiental.

Contando com apoio da Câmara Municipal de Vila Nova Famalicão, este encontro representa, como afirma Manuela Araújo (Associação Famalicão em Transição), "a vontade de juntar esforços do movimento associativo que se dedica às questões ambientais, podendo ser um pontapé de saída para que o debate sobre alimentos transgénicos, tão importante e tão esquecido, se comece a fazer de forma mais alargada."

Já no ano anterior, mais de 30 associações, outros grupos e entidades se reuniram num encontro sobre a "Ação Ecoambiental, Transição Sustentável e Regeneração" que resultou um documento, designado "Carta de Famalicão", onde constam as prioridades de defesa do ambiente em Portugal, em especial na região Norte E Noroeste.

De acordo com José Carlos Marques, da Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, "há cada vez mais cidadãos inquietos com o que se passa de errado no nosso ambiente, no nosso território". Apesar de ser necessário, ainda, uma maior sensibilização ambiental, a cooperação ambiental poderá "abrir portas para que os cidadão e coletivos vençam o sentimento de impotência", acrescenta.

A participação neste encontro é gratuita, sujeito a inscrição prévia (através do link goo.gl/8yfYwZ) tendo inicio às 15h00, no dia 10 de novembro, sábado, no auditória da Casa do Território situado no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.

Face ao exposto e à pertinência do tema, muito gostaríamos de contar com a vossa presença, colaboração, para a divulgação deste evento e para a difusão das conclusões que do mesmo venham a resultar.

Os responsáveis das associações: Famalicão em transição e Campo aberto estarão disponíveis para o agendamento de entrevistas ou outras iniciativas julgadas convenientes da vossa parte.