Atividades DACN 2019

Iniciativas DACN 2019

Aqui estão listadas as iniciativas das associações que já aderiram ao Dia de Ação Comum pela Natureza de 2019, por ordem cronológica da data do evento, (os números entre parentesis identificam o nº da iniciativa, por ordem de adesão ) 

Veja mais em Notícias DACN


(7)

BORDAR TORTO PELOS DIREITOS | PRIMEIRA "LARGADA" DE PAINÉIS

Quando: 7 a 14 de outubro

Local: vários, pelo país todo

Organiza: Somos Natureza - Movimento pelos Direitos da Natureza

Acção apoiada por:

Com a acção Bordar Torto pelos Direitos, o movimento Somos Natureza desafia todas as pessoas, de todo o país e de todas as idades, a usar as mãos para criar um mini-painel como forma de arte de rua, para nos convidar a descobrir o conceito de Direitos da Natureza e reflectir sobre como o podemos aplicar para transformar os nossos sistemas legal, económico, político, social e cultural. A primeira "largada" de painéis vai acontecer por todo o país durante esta semana de 7 a 14 de Outubro, mas a acção em si vai prolongar-se até ser atingido o primeiro grande objectivo. Podem descobrir mais, acompanhar tudo e saber como participar na página de facebook do evento.

Evento: https://www.facebook.com/events/462479784476508/

Facebook: https://www.facebook.com/movimentosomosnatureza/

Instagram. https://www.instagram.com/movimentosomosnatureza/


(8)

VAMOS CO-CRIAR O ENCONTRO AVE EM TRANSIÇÃO?

Quando: 7 de outubro, segunda-feira, das 18h00 às 20h00

Local: CIM do Ave, Guimarães

Organiza: Comunidade Intermunicipal do Ave

No âmbito da elaboração em curso do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão de Riscos do Ave, decidiu lançar o processo "Ave em Transição". Os objetivos são contribuir ativamente para a construção de uma sociedade pós-carbono e para o reforço da resiliência territorial. De forma inovadora, irá integrar os temas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e lançar um apelo para a mobilização regional. No próximo dia 7 de outubro convidam-se todos os interessados em saber mais sobre esta iniciativa e em contribuir para a criação do primeiro encontro "Ave em Transição", a juntarem-se a uma reunião aberta que terá lugar pelas 18h nas instalações da CIM do Ave.

Mais informação: https://cim-ave.pt/ave-em-transicao/


(1)

TERTÚLIA-DEBATE «A VAGA DE MINERAÇÃO A CÉU ABERTO E A SOBREVIVÊNCIA DO INTERIOR - ALTERNATIVAS»

Quando: 9 de outubro, quarta-feira, 21h00

Local: Porto

Organiza: Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Com a presença de Maria do Carmo Mendes, do movimento de resistência à mineração na Serra da Argemela (Covilhã); de Renata Almeida, do movimento Contramineração da Beira Serra; e (a confirmar) Carlos Leal Gomes, geólogo, Professor na Universidade do Minho.

Mais informação: https://www.campoaberto.pt/2019/09/09/mineracao-poluicao-silenciada


(10)

CAMINHADA AO LUAR

Quando: 10 de outubro, quinta-feira, às 21h00

Local: Monte de Santa Marinha em Vila Verde, Felgueiras

Organiza: Bem da Terra

Será uma caminhada sensorial, onde cada participante terá oportunidade de entrar na Natureza e envolver-se, escutar os sons, sentir o ar, perceber os aromas e observar a noite, um encontro com a natureza, para celebrar a vida. Haverá oportunidade para quebrar alguns mitos da noite, contar histórias encantadas, de outros tempos "da moura" e deixar-se envolver pela música ... Participa e Celebra com o Bem da Terra a Convergência Ecológica e Ambiental!! Entrada livre, mas sujeita a inscrição.

Ponto de encontro: Antigo Infantário de Vila Verde - Felgueiras. Importante: levar calçado e roupa apropriada para caminhada e um agasalho para a noite. Inscrições e mais informações: coopbemdaterra@gmail.com ou tlm 964856933

Evento: https://www.facebook.com/events/462479784476508/

Facebook: https://www.facebook.com/coopbemdaterra/


(12)

CONVERSA/DEBATE COM VÂNIA AFONSO «MICRO E NANO PLÁSTICOS NO OCEANO»


Quando: 11 de outubro, sexta-feira, às 21.00h,

Local: na Macaréu, Rua João das Regras 151, Porto

Organiza: MACARÉU - Associação Cultural

Partilha de informação e debate acerca de um dos grandes desafios da actualidade, contaminação de micro e nano plásticos no ambiente.
 Tópicos a abordar: 
Principais fontes de micro e nano plásticos;
 Efeitos nos diferentes ecossistemas do planeta;
 Soluções práticas e reais de como pudemos individualmente no dia-a-dia reduzir a nossa pegada ecológica;

Vânia Afonso é uma jovem Bióloga Marinha apaixonada pela vida no planeta que tem trabalhado pelo mundo, nomeadamente, na Islândia, Cabo Verde, Alemanha, África do Sul, Madeira e Açores na área de educação ambiental e da Natureza partilhando informação acerca dos diferentes ecossistemas, o impacto do homem nos diferentes sistemas e soluções reais para sermos catalisadores da mudança positiva no planeta.

Mais informação:   Mail:   macareu.porto@gmail.com  | Telef: 224068384

Web: https://macareu.org/
FB: https://www.facebook.com/Macar%C3%A9u-Associa%C3%A7%C3%A3o-Cultural-989860331219583/


(2)

CAMINHADA «DESCOBRIR O PATRIMÓNIO NATURAL: CAVALÕES E GONDIFELOS»

Quando: 12 de outubro, sábado, das 9h00 às 15h00

Local: Cavalões e Gondifelos

Organiza: Associação Famalicão em Transição

A caminhada tem início em Cavalões, passa por Vilarinho das Cambas, pelo castro de Penices, em Gondifelos e terminando junto do rio Este. Pretende-se percorrer uma área de substrato rochoso de xistos e granitos, com afloramentos de filões de quartzo e de minas desativadas de estanho e de tungsténio. Objetivos: observar o património natural local; observar a ação antrópica sobre o património natural; motivar para a descoberta do património natural local; sensibilizar para a preservação e valorização do património natural; promover o exercício físico e a saúde através de caminhada. Com a participação da Arqueóloga Felisbela Leite.

Mais informação: https://famalicaomelhor.blogspot.com/2019/09/caminhada-descobrir-o-patrimonio.html


(3)

«PELA PRESERVAÇÃO DA RIBEIRA DE SILVARES»

Quando: 12 de outubro, sábado, de tarde

Local: Mindelo (Vila do Conde)

Organiza: Associação de Amigos de Mindelo em Defesa do Ambiente

Ação de monitorização do estado da água da Ribeira de Silvares, na Reserva Ornitológica de Mindelo, e controle de invasoras - no âmbito da temática «Preservação dos ecossistemas aquáticos em áreas protegidas», sob o lema «Pela Preservação da Ribeira de Silvares - o «coração» da Reserva Ornitológica de Mindelo

Mais informação: https://www.facebook.com/events/505183473392608/


(5)

«À DESCOBERTA DO NORDESTE TRANSMONTANO - PN MONTESINHO»

Quando: 12 de outubro, sábado

Local: Parque Nacional de Montesinho

Organiza: PALOMBAR - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural

O Ciclo À Descoberta do Nordeste Transmontano continua no próximo dia 12 de outubro, com uma caminhada que terá lugar em pleno Parque Natural de Montesinho (PNM). A atividade consiste numa caminhada, em que serão interpretados alguns dos elementos naturais de cada um dos locais a visitar. Para além do convívio que se pretende promover, o objetivo passa, principalmente, pela sensibilização dos participantes para a grande riqueza natural e imaterial que existe na região e também para a sua importância para um futuro mais sustentável, assim como para o bem-estar das populações.

Mais informação: https://www.palombar.pt/new-events/2019/9/30/ciclo-descoberta-do-nordeste-transmontano-parque-natural-de-montesinho


(6)

OFICINA «COMO CRIAR UMA COOPERATIVA INTEGRAL»

Quando: 12 e 13 de outubro, segunda-feira, das 10h00 às 18h30

Local: Quinta de Vila Meã, Campanhã, Porto

Organiza: Associação Moving Cause

Nesta formação partilhamos conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais. No sábado, introduzimos a economia solidária e o decrescimento, análise de território, questões legais e estratégicas na criação de cooperativas, assim como a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação/envolvimento da comunidade.

Formador: Jorge Gonçalves, Cooperativa Minga de Montemor-o-novo

Evento: https://www.facebook.com/events/326405881471636/


(14)

ENCONTRO DE CINEMA AMBIENTAL

Quando: 16 e 30 de outubro, 21h00

Local: PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso

Organiza: AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

Encontro de Cinema Ambiental e Rural, no PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso. Dividida em duas sessões, a mostra traz filmes e documentários de temática ambiental, que reflectem sobre as questões da ligação dos humanos à terra, seja em sentido lato ou mais literal.  Apareça! A entrada é livre.

Organizado por: Associartecine , AEPGA e Palombar  |  Apoio: DCRN, IPDJ, Município de Vimioso.  Em território: Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica.

Mais informação: https://www.facebook.com/aepga/


(11)

CAMINHADA E LIMPEZA NAS MARGENS DO RIO PENEDA

Quando: 19 de outubro, sábado, das 9h30 às 16h00 (ADIADA PARA 26/10)

Local: Miradouro da Sª da Peneda, Arcos de ValdeVez

/10) Organiza: H2AVE - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave

Uma caminhada e limpeza de lixo doméstico nas margens do rio Peneda - Arcos de Valdevez.Sendo um rio Peneda um dos mais belos rios do PNPG, mas nas suas margens começam a existirem algumas lixeiras já identificadas por nós, decidimos por bem actuar neste local.O ponto de encontro será no Miradouro da Sª da Peneda, pelas 9h30 e seu termo às 16h00.Recomendações: Devem trazer lanche volante, roupa e calçado adequado à actividade e luvas.


(9)

15ª AÇÃO DE VOLUNTARIADO PARA CONTROLO DE PLANTAS INVASORAS NO PÓLO II DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Quando: 19 de outubro, sábado, 14h

Local: Coimbra, Pólo II da Universidade de Coimbra (ponto de encontro junto ao Banco Santander)

Organiza: Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra, Equipa das Espécies Invasoras em Portugal - Invasoras.pt, Centro de Ecologia Funcional, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Terra da FCTUC.

Nos terrenos do Pólo II da Universidade de Coimbra estão presentes várias espécies de plantas invasoras. A maioria destas espécies rebenta vigorosamente após o corte, pelo que as intervenções tradicionais, como o corte, não são eficazes para as eliminar (mais informação em invasoras.pt). É por isso que precisamos que metas as mãos à obra para ajudar a melhorar um espaço que é de todos! O local de encontro será o Edifício central do Pólo II da UC, junto ao Banco Santander. Um lanche no final, luvas e ferramentas para trabalhar estão incluídos! Tens até dia 17/10 às 14H para te inscreveres!

Mais informação: https://www.facebook.com/events/2628406733889911/


(4)

IV LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO OVELHA

Quando: 20 outubro, domingo, manhã

Local: Margens do Rio Ovelha (Marco de Canaveses)

Organiza: Associação dos Amigos do Rio Ovelha

A iniciativa pretende chamar a atenção para a preservação de um património natural - os rios -, convidando as populações locais a participarem na limpeza, com o intuito de valorização e aproximação da riqueza natural e histórica desse bem comum. Com a participação do Arqueólogo Luís Sousa, que falará na Ponte do Arco sobre esse monumento o qual se insere na Rota do Românico e que aproxima as duas margens.

Mais informação: https://www.facebook.com/events/v%C3%A1rzea-aliviada-e-folhada-marco-de-canaveses/iv-limpeza-das-margens-do-rio-ovelha/420277678626393/


(13) 

UMA VIAGEM AO MUNDO DOS LÍQUENES E DOS INSETOS

Ação de formação - Saída de campo - Descobrir a Natureza no Parque da Devesa

Quando: 26 de outubro, sábado, das 14h00 às 17h00

Local: Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão

Organiza: LPN - Liga para a Proteção da Natureza

 Um percurso num espaço verde com uma viagem encantada ao mundo dos líquenes e dos insetos no Parque da Devesa.  E porque na natureza tudo está interligado, a nossa viagem pelo Parque será de descoberta não só pelo mundo dos líquenes e insetos mas também se fará uma caraterização Geológica e a ligação com a restante flora, fauna e ambiente.  Com a colaboração de investigadores iremos ficar a conhecer algumas curiosidades  sobre as espécies de líquenes e insetos que existem nesta zona, bem como a importância da conservação da sua diversidade.

Ação com os formadores: Joana Marques (CIBIO-Inbio) e José Grosso-Silva (Museu de História Natural e da Ciência), da Universidade do Porto. 

Mais informação: https://www.lpn.pt/pt/agenda/acao-de-formacao-saida-de-campo-descobrir-a-natureza-no-parque-da-devesa-uma-viagem-ao-mundo-dos-liquenes-e-dos-insetos


(15)

TROCA DE SEMENTES, OFICINA E PALESTRA

Quando: 9 novembro, sábado

Local: Espaço Musas (Porto)

Organiza: Musas

Evento comemorativo do 75º aniversário do Musas.    

Troca de sementes, 

Oficina de recolha e preservação de sementes

Palestra sobre pragas e doenças das culturas hortícolas e o seu controlo biológico

Mais informação:  https://musas.pegada.net/  |  https://www.facebook.com/espaco.musas/





(em atualização)