Encontro Famalicão 2018

Participantes 

No dia 10 de novembro de 2018, no Encontro "DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL E DA COOPERAÇÃO ASSOCIATIVA ", participaram 63 pessoas, 41 das quais pertencentes aos seguintes 17 coletivos:


1 AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino - Atenor, Miranda do Douro

Muito mais que proteger o burro de Miranda, o que é já notável, é um centro inspirador de viabilização das aldeias e da vida rural.

2 Aliança pela Floresta Autóctone - nacional

Fundada em setembro de 2017, tem cerca de 1400 subscritores, entre os quais algumas dezenas de entidades, coordenada por três grupos, Alvorecer Florestal, Campo Aberto e Fapas

3 AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal - nacional, Porto

Começou com a limpeza do lixo atirado às florestas e matas, talvez a maior operação de voluntariado de sempre no país sempre. Prossegue com o combate ao lixo e com a salvaguarda da floresta em si mesma.

4 Associação Amigos do Mindelo para a defesa do ambiente

Historicamente a grande alavanca cívica para o reconhecimento recente da zona da Reserva Ornitológica do Mindelo, primeira reserva ecológica em Portugal, e hoje ativa em defesa da natureza de toda a zona de Vila do Conde.

5 Associação Amigos do Rio Ovelha - Marco de Canaveses

Fundada há quase 20 anos, teve o Rio Ovelha e sua bacia hidrográfica na região do Tâmega como ponto de partida, tendo ampliado a sua presença ao conhecimento, através do pediastrianismo, a toda a região, e mais.

6 Associação Famalicão em Transição - Famalicão

Na senda do movimento internacional de transição, vem desde há anos enraizando o conceito no concelho e na região e irradiando a sua forte presença a múltiplos parceiros, numa perspetiva de cooperação e convergência.

7 Associação Moving Cause - Porto

Desde 2009 procura mobilizar utopias concretas, por via de redes de interacção social e ação local, rumo a uma cultura sustentável, consciente e aberta para o mundo.

8 Associação Vimaranense para a Ecologia - Guimarães

Defesa e promoção de um melhor ambiente natural e construído, na procura de um desenvolvimento equilibrado e sustentado, visando a resolução de questões ambientais.

9 Campo Aberto associação de defesa do ambiente - Noroeste e região do Porto

Largo espetro temático de atuação na defesa do ambiente e da natureza e em busca de alternativas práticas, muito atenta à ruralidade e ao ambiente urbano, apostando na cooperação interassociativa.

10 H2AVE - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave - Famalicão

Associação sempre atenta à situação do rio Ave e à sua melhoria, aberta também a outras dimensões da defesa da natureza e do ambiente.

11 LabRios+ - Porto e Norte

Depois de, durante anos, ter animado a reabilitação de rios e ribeiros com envolvimento ativo da população, a equipa LabRios+, sob impulso do Eng. Pedro Teiga, prossegue agora, sob esta nova forma, a sua obra de engenharia natural.

12 Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural - Uva, Vimioso

Conservação dos ecossistemas agrícolas, florestais e selvagens, preservação do património edificado e técnicas tradicionais de construção. Atua em Trás-os-Montes mas cada vez mais também noutras regiões.

13 Plataforma Transgénicos Fora - nacional

Combate os transgénicos, seres vivos criados artificialmente em laboratório, sobretudo na agricultura e na alimentação. Aposta numa agricultura melhor para todos, cidadãos, incluindo agricultores, e todos os que não têm voz, desde o planeta aos que ainda não nasceram.

14 Quercus - núcleo de Braga

Os objetivos gerais são os da Quercus a nível nacional: a Conservação da Natureza. Abrange todos os concelhos do distrito de Braga. A direção do núcleo aposta na formação, nomeadamente na formação agrícola, para uma agricultura que mantenha o solo e a água saudáveis, bem como as pessoas e os ecossistemas.

15 Rede para o Decrescimento - nacional

Põe em contacto e colaboração pessoas e entidades que veem na ideologia e prática do crescimento económico a raiz dos problemas que ameaçam a vida na Terra, propugnando as alternativas económicas.

16 Slow Food - Porto

Nascido em Dezembro de 2014, visa promover uma alimentação consciente e responsável, com base na defesa de princípios agrícolas de biodiversidade e sustentabilidade, um movimento que defende não só a nossa alimentação como a alimentação das gerações futuras.

17 Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável - nacional, Norte

Tem a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, com vista ao equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia de modo a construir um mundo mais coeso, social e economicamente, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.