Preparação e Organização 

III Encontro (Presencial)

Definitivamente marcado para 9 e 10 de outubro de 2021


A Comissão Organizadora do III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental reuniu no sábado 24 de julho último na nova sede da Associação dos Amigos do Rio Ovelha - AARO, em Marco de Canaveses.

Trocadas algumas impressões entre os 8 representantes das quatro associações da CO, foi tomada definitivamente a decisão de realizar o III Encontro nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, de forma presencial, no pressuposto, que esperamos se confirmará, de que não será necessário alterar essa decisão tendo em conta a atual situação sanitária, que se augura se manterá ou mesmo poderá melhorar até à data. 

Foram a seguir revistos todos os pontos do programa há muito elaborado, tendo-se concluído que tudo continua válido e preparado, estando já confirmada ou garantida a presença dos oradores previstos e convidados para  a parte da tarde, com uma alteração: em vez do agrónomo José Raul Ribeiro, impossibilitado na nova data, teremos a colaboração da Professora Ana Caetano, da Universidade de Aveiro.

A AARO, associação anfitriã, informou que há 48 pessoas inscritas, estando representados 30 coletivos. Dadas as regras em vigor da Direção Geral de Saúde, o número de participantes está limitado a 50 pessoas (2 por coletivo), havendo pois, de momento, apenas 2 vagas.

Foi decidido contactar de alguma forma todas as pessoas e coletivos inscritos, informando destas decisões, do que poderá resultar algum ajustamento no número de inscrições efetivas. Foram ainda ajustados pequenos pormenores relativos à execução de algumas tarefas.

No que diz respeito à subscrição do aditamento à Carta de Famalicão («Alimentos, Saúde, Ambiente e Agricultura»), decidiu-se que, além das 12 organizações que já subscreveram, as subscrições serão agora feitas presencialmente quando do encerramento do programa de sábado dia 9 de outubro. Após o Encontro, abrir-se-ão as subscrições, por via eletrónica, a pessoas individuais e a coletivos.

Convidam-se as associações e coletivos que vierem a estar presentes a que ponderem a possibilidade de se oferecerem, nesse mesmo ponto do encerramento, como voluntárias/os para integrarem a Comissão Organizadora do IV Encontro. Idealmente, estando já mandatadas para o efeito. 

No que toca ao próximo Dia de Ação Comum pela Natureza - DACN, decidiu-se que decorreria em torno do dia 7 de outubro de 2022, passando pois o DACN a ser celebrado nos anos pares e o Encontro nos anos ímpares. Será já possível utilizar os logotipos vencedores do concurso promovido pela CO em 2019-20 junto concebidos e produzidos por crianças de escolas de Freamunde e Marco de Canaveses.

Associação dos Amigos de MIndelo de Defesa do Ambiente - AAMDA 
Associação dos Amigos do Rio Ovelha
Associação Famalicão em Transição
Campo Aberto - associação de defesa do Ambiente

2021 Ponto de situação em 10 de junho de 2021

Como todos sabemos, a situação sanitária no país continua incerta, apesar de algumas melhorias mais notórias a partir de maio, embora ainda prossigam os altos e baixos em confinamentos e desconfinamentos. Por essa razão não foi ainda possível decidir definitivamente a data para a realização, de forma presencial,  do III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental no Marco de Canaveses, no Espírito de Famalicão e respetiva Carta.

Foi no entanto possível assentar numa versão praticamente final do Aditamento proposto para essa Carta, sob o título «Alimentos, Saúde, Ambiente e Agricultura», que foi já subscrita e aprovada (através de mensagem eletrónica) por doze associações e coletivos, adiante mencionados por ordem alfabética:

Associação dos Amigos de Mindelo de Defesa do Ambiente - AAMDA

Associações dos Amigos do Rio Ovelha - AARO

Associação Famalicão em Transição

Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA

Associação Portuguesa de Tração Animal - APTRAN

Associação Slow Food Portugal

Campo Aberto -associação de defesa do ambiente

Plataforma Transgénicos Fora

Plataforma Troca - Por Um Comércio Internacional Justo

Rede Regenerar

VIPA 1051

Zero - Associação Sistemas Terrestres Sustentáveis

As novas subscrições irão sendo acrescentadas a esta lista à medida que vão sendo feitas.

Abertura e Relançamento do Processo de Inscrições

Em 16 de fevereiro de 2020, na sequência da reunião de 11 de janeiro (ver abaixo) iniciou-se a divulgação do processo de inscrições e o apelo a inscrições.

Devido à epidemia viral em vias de se transformar em pandemia, o processo foi de algum modo perturbado. Por isso, em 17 de março foi relançado através da divulgação de uma mensagem, de que selecionamos algumas passagens: 

Caros Amigos e/ou Colegas no movimento geral para a conservação da natureza e defesa do ambiente, alternativas práticas e mútuo apoio

O nosso país encontra-se num contexto inesperado, súbito e grave, e de duração de todo incerta. No nosso trabalho em prol da conservação da natureza e da defesa do ambiente, não podemos ignorá-lo, sem que no entanto nos deixemos esmagar por ele.

Referimo-nos à atual pandemia viral. A resposta imediata de muitas associações, antecipando-se mesmo às determinações das autoridades oficiais, foi a de cancelar, suspender e adiar atividades até que seja clarificada a situação.

No caso do III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental, programado na sequência e no espírito da Carta de Famalicão, e porque as datas marcadas para a sua realização são 10 e 11 de outubro de 2020, não se justifica de momento decisão semelhante, até nova análise. Propomos pois que continuemos a preparar a sua realização e convidamos sobretudo a:

(1) realizarem a vossa inscrição logo que possível;

(2) prosseguirem a leitura, análise e envio de contributos para melhorar o rascunho de aditamento proposto à Carta de Famalicão (Alimentação, Saúde, Ambiente e Agricultura).

Acione a ligação para a inscrição do seu grupo, associação ou entidade.

Para ler e colaborar no aditamento.

Note-se que este Encontro não é um ato isolado, antes um processo em concretização permanente, do qual os Encontros são, é certo, momentos fortes e especiais. Se - como já vem sendo admitido - a pandemia demorar a ser contida e se o estado de alerta ou emergência se mantiver no verão, a situação do Encontro será reanalisada. Como acreditamos que há vida para além do vírus, e mesmo que, nessa ocasião, por hipótese, as datas de realização do Encontro tenham que ser postergadas, deveremos prosseguir o nosso trabalho na mesma linha de continuidade até que a realização seja viável.

Concurso de logótipos

Na reunião de 11 de janeiro de 2020, a Comissão Organizadora decidiu lançar em algumas escolas um concurso de logótipos para ser utilizado na divulgação do Dia de Ação Comum pela Natureza no futuro. Foi entretanto elaborado um regulamento para o efeito. Os efeitos da pandemia viral poderão vir a perturbar o calendário desse concurso, o que é provável dadas as incertezas que pairam sobre o funcionamento das escolas nos próximos meses. No entanto a ideia mantém-se e se necessário irá sendo adaptada à nova realidade.

17 de março de 2020

Marco de Canaveses - reunião preparatória 

11 de janeiro de 2020

A Comissão Organizadora do III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental reuniu-se no Marco de Canaveses em 11 de janeiro de 2020 com vista a avançar na preparação do encontro.

Em resultado dos trabalhos foi divulgada a seguinte informação:

CONVERGÊNCIA ECOLÓGICA E AMBIENTAL EM BOM ANDAMENTO

Novo passo foi dado no sábado 11 de janeiro de 2020 na preparação do III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental, no âmbito do espírito da Carta de Famalicão e do e-sítio Ação Ecológica (https://carta-de-famalicao.webnode.pt).

Assim, tendo como anfitriã (que o será também do Encontro propriamente dito) a AARO - Associação dos Amigos do Rio Ovelha, reuniu-se em Marco de Canaveses a Comissão Organizadora do III Encontro, que integra, além da AARO, a AAMDA - Associação Amigos de Mindelo de Defesa do Ambiente, a Associação Famalicão em Transição e a Campo Aberto - associação de defesa do ambiente.

Entre as decisões tomadas, avulta a de iniciar no final de janeiro de 2020 a divulgação e convite a inscrições no referido Encontro, que decorrerá nos dias 10 e 11 de outubro do ano corrente. Como já indicado, será realizado no Marco de Canaveses. Por essa ocasião, arrancará também o processo de consensualização de um aditamento à Carta de Famalicão, sobre o tema «Alimentação, Saúde, Agricultura e Ambiente». A versão final desse documento deverá ser aprovada e assinada no final do primeiro dia do encontro. No segundo dia será efetuada uma Saída de Campo, incluindo visita ao moinho restaurado de Várzea de Ovelha, localização de infestantes, plantação de árvores autóctones e percurso a pé, parcial, designado Margens do Rio Ovelha. A Comissão Organizadora pode ser contactada através de: cartafamalicao@gmail.com


Comissão Organizadora reúne em Famalicão

13 julho 2019

Estão já a ser dados passos para a organização do III Encontro no espírito da Carta de Famalicão, como se vê na nota abaixo emanada da Comissão Organizadora:

Decorrerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2020 o III Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental no espírito que norteou os dois primeiros encontros, expresso nomeadamente na Carta de Famalicão (https://carta-de-famalicao.webnode.pt).

Em reunião da Comissão Organizadora, que decorreu em Famalicão em 13 de julho de 2019, o local escolhido para a realização do encontro foi a cidade e concelho de Marco de Canaveses. O programa do encontro foi esboçado e ficou definido nas suas linhas gerais, a precisar nos próximos meses. Em breve, coletivos, associações, grupos e outras entidades serão convidados a manifestarem o seu interesse em participar.

Os encontros passarão a ser realizados de dois em dois anos (anos pares). Nos anos ímpares, todos os grupos interessados são convidados a promover no seu local habitual, cada um por si, uma atividade em consonância com o mesmo espírito, sob a legenda Dia de Ação Comum pela Natureza, Dia esse que em 2019 decorrerá entre 7 e 14 de outubro, de preferência.

A Comissão Organizadora do III Encontro é constituída por quatro associações que para o efeito se voluntarizaram no âmbito do segundo encontro (Associação de Amigos do Mindelo de Defesa do Ambiente, Associação de Amigos do Rio Ovelha, Associação Famalicão em Transição, e Campo Aberto) e pode ser contactada através de: cartafamalicao@gmail.com

Divulgação iniciada em 21 de julho de 2019 

Crie o seu site grátis!