Como surgiu o DACN
No Encontro em que foi assinada a Carta de Famalicão (7 de outubro de 2017; ver https://carta-de-famalicao.webnode.pt), um dos participantes, o representante e então presidente da Liga para a Proteção da Natureza, Tito Rosa, propôs a criação anualmente de um Dia de Ação Comum pela Natureza (ou algo com designação aproximada), ideia que foi acolhida com interesse pela assembleia, mas sobre a qual nada se decidiu de imediato.
A ideia foi retomada no II Encontro (10 de novembro de 2018), e assumida pelos organizadores, tendo ficado em esboço a possibilidade de que a comissão organizadora do III Encontro viesse a tentar dar-lhe seguimento.
Tendo essa comissão (constituída pela Associação Famalicão em Transição; Campo Aberto - associação de defesa do ambiente; Associação dos Amigos do Mindelo de Defesa do Ambiente; Associação dos Amigos do Rio Ovelha) reunido presencialmente em 13 de julho de 2019, em Famalicão, decidiu impulsionar esse Dia de Ação Comum pela Natureza e convidar todas as associações, grupos, coletivos, empresas e outras entidades que se reconheçam no espírito da Carta de Famalicão, a porem em marcha já em 2019 uma atividade para esse fim.
A comissão aprovou seguidamente, após proposta datada de 8 de agosto e formalmente aprovada em 17 de setembro de 2019, por decisão consensualizada através de correio eletrónico, apresentar à consideração e iniciativa de todos os potencialmente interessados este convite, com vista a adotarem os procedimentos constantes das páginas Participar no DACN.
LOGOTIPO
Sugere-se a todas as entidades aderentes que o queiram fazer que preparem uma ou várias propostas de logotipo para o Dia de Ação Comum em anos futuros. As propostas recebidas seriam expostas em lugar bem visível durante o III Encontro.
Sugere-se uma folha A4 com uma versão do logotipo proposto em tamanho pequeno (5cm de largura, grosso modo) e em tamanho ampliado no espaço sobrante. A proposta não deve conter data pois o logotipo que vier a ser escolhido destinar-se-á a ser usado de forma habitual e não apenas uma vez.
A comissão organizadora do III Encontro proporá oportunamente um júri para selecionar o logotipo a usar no futuro, bem como os que vierem a ser considerados apropriados para figurar numa galeria a incluir no espaço digital da Carta de Famalicão atrás referido.
PERIODICIDADE
Em princípio realizar-se-á nos anos ímpares, entre 7 e 14 de outubro, de preferência. Nos anos pares, pela mesma ocasião do calendário se possível, será realizado o Encontro de Convergência Ecológica e Ambiental, de periodicidade bienal, que será, nesse ano, o Dia (ou Dias) de Ação Comum pela Natureza.